‘Se a varíola dos macacos contaminar animais, a gente perde o controle’
Em entrevista ao jornal O Globo, o Secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcelo Morales (foto), falou sobre o combate á varíola dos macacos. Segundo ele...
Em entrevista ao jornal O Globo, o Secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcelo Morales (foto), falou sobre o combate á varíola dos macacos. Segundo ele, a pasta tem cerca de R$ 3 milhões para desenvolver pesquisas sobre a doença.
Morales, que também é médico e professor da UFRJ, afirmo que é necessário entender como o vírus pode afetar animais silvestres e domésticos no país, o que poderia tornar a situação fora de controle.
“A gente tem que monitorar a inserção do monkeypox, porque esse vírus pode contaminar animais silvestres e domésticos. Se isso ocorrer, aí a gente perde o controle. Por isso, a pesquisa científica é tão importante. Com o uso da micrografia eletrônica, procuramos precisa saber qual é a estrutura do vírus, como se comporta dentro da célula, porque está circulando no país. Pode acontecer alguma coisa diferente no país? A gente tem que estar em alerta.”
Morales afirma ainda que não vê a necessidade de desenvolver uma nova vacina contra a doença. “A vacina já existe no mundo, é eficiente e eficaz, não faz sentido a gente produzir como o que aconteceu com a Covid. O que precisamos fazer é, se houver necessidade — e neste momento não há —estarmos preparados para conter a transmissão através da vacinação.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)