Saúde avalia mudar status da pandemia para “endemia”
A secretária de Enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde, Rosana Leite (foto), afirmou que a pasta estuda a possibilidade de mudar o status da pandemia de Covid para "endemia". Em entrevista ao Metrópoles, ela disse que a discussão será tratada com os gestores do ministério e com os conselhos nacionais de secretários de saúde...
A secretária de Enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde, Rosana Leite (foto), afirmou que a pasta estuda a possibilidade de mudar o status da pandemia de Covid para “endemia”.
Em entrevista ao Metrópoles, ela disse que a discussão será tratada com os gestores do ministério e com os conselhos nacionais de secretários de saúde, estaduais e municipais. A ideia seria também ouvir a Organização Panamericana de Saúde sobre o tema.
“Estamos trabalhando na situação de colocar o status de endemia. Não dá pra falar disso ainda neste momento, porque os casos estão altos, é todo um processo. Da mesma forma que começou em novembro [de 2019] lá em Wuhan [na China], e aqui chegou em março, abril [de 2020]. A situação também vai ter essa forma. Vai ter o cuidado que a gente teve na mobilização. Agora, [será] da desmobilização.”
Segundo Rosana, uma definição sobre o tema deve sair em até quatro semanas.
“A gente está trabalhando sim. A gente vai juntar secretários, Conass, Conasems. A Opas está ajudando. Nas próximas três ou quatro semanas, a gente vai ter alguma coisa pra definir se já podemos ou não. [Será observada] até a própria pandemia, a própria queda de casos. Essa outra subvariante [da cepa Ômicron], a gente está observando.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)