Saque do Abono Salarial para nascidos em janeiro já começou: saiba como sacar
Trabalhadores já podem sacar abono salarial desde a última quinta-feira 15/02
Trabalhadores nascidos em janeiro podem começar a sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) referente a 2024 desde a última quinta-feira (15). O valor disponível para retirada pode ser verificado no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br.
O agendamento foi aprovado no final de 2023 e o saque ocorre de acordo com o mês de nascimento do cidadão para o PIS, ou o número final de inscrição para o caso do PASEP. Os saques são autorizados de 15 de fevereiro a 15 de agosto.
O que é o Abono Salarial do PIS/Pasep?
O Abono Salarial do PIS/PASEP é um benefício pago anualmente a trabalhadores que atendem a determinados critérios, como ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base, receber remuneração mensal média de até dois salários mínimos, estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e ter seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). O valor do abono é proporcional ao tempo trabalhado no ano-base e pode variar de acordo com o salário do trabalhador. Geralmente, o pagamento é realizado pela Caixa Econômica Federal (PIS) ou pelo Banco do Brasil (PASEP) e segue um calendário divulgado anualmente.
Fundo disponível e quem tem direito?
Este mês, a Caixa Econômica Federal pagará o abono a 1.798.203 trabalhadores de empresas privadas portadores do PIS, no valor total de R$ 1,92 bilhão. Já o Banco do Brasil, responsável pelo Pasep, irá beneficiar 234.574 servidores públicos, militares e trabalhadores de empresas estatais, totalizando a quantia de R$ 288,46 milhões.
Como é realizado o pagamento?
O sistema de pagamento é dividido de acordo com o mês de nascimento, para o caso do PIS, e o número final de inscrição, para o Pasep. Os saques iniciam nas dates de disponibilização e terminam em 27 de dezembro de 2024. Depois deste prazo, é necessário aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho e Previdência.
Trabalhadores na iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa terão o crédito automaticamente depositado, seguindo o mês de nascimento. Beneficiários sem conta na Caixa receberão o valor através da poupança social digital, que pode ser movimentada através do aplicativo Caixa Tem.
Para o abono do Pasep, o pagamento é realizado pelo Banco do Brasil, via crédito em conta para quem já é cliente. Trabalhadores sem conta no BB podem solicitar a transferência via TED.
Para mais informações os trabalhadores podem se dirigir as agencias da Caixa para trabalhadores em empresas privadas e do Banco do Brasil para trabalhadores públicos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)