São Paulo confirma primeiro caso de sorotipo 3 da dengue e intensifica prevenção
O Instituto Adolfo Lutz (IAL) de São Paulo, confirmou na última sexta-feira (12), a identificação do primeiro caso de sorotipo 3 da dengue na região do Itaim Paulista, na Zona Leste da cidade. A paciente é uma mulher de 48 anos...
0 Instituto Adolfo Lutz (IAL) de São Paulo, confirmou na última sexta-feira (12), a identificação do primeiro caso de sorotipo 3 da dengue na região do Itaim Paulista, na Zona Leste da cidade. A paciente é uma mulher de 48 anos que procurou atendimento médico em dezembro, mas não precisou ser hospitalizada.
Medidas de prevenção foram tomadas
Após a confirmação do caso, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo realizou ações de bloqueio, que incluíram vistorias no entorno da residência e da academia frequentada pela paciente. A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti na região do Itaim Paulista.
Os números da dengue em São Paulo
Dados da Secretaria Municipal da Saúde registram 286 casos de dengue na cidade até o dia 10 de janeiro. Essa quantidade representa um aumento de 21,1% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando houve 236 confirmações da doença. O bairro com maior incidência de casos é o Itaquera (zona leste), com 36 diagnósticos, seguido pelo Campo Limpo (zona sul), com 29 e a Vila Jaguara (zona oeste), com 22 casos.
São Paulo reforça estratégia de combate à dengue
Para fortalecer as ações de combate à dengue, a Prefeitura de São Paulo realizou investimentos em infraestrutura. Dentre as ações, estão a aquisição de 104 minivans para transporte dos agentes de controle de endemias, chamamento de concurso público para contratação de 703 servidores de Vigilância em Saúde, e a importação de 15 mil litros de inseticida para nebulização (fumacê) contra o mosquito Aedes aegypti.
Além disso, foram distribuídas 20 mil armadilhas de autodisseminação de larvicida nas regiões com histórico de maior incidência de casos da doença.
A descoberta do sorotipo 3 da Dengue na cidade reforça a importância da prevenção e do combate ao mosquito transmissor, especialmente nas áreas com maior incidência de casos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)