Ruy Goiaba: Somos todos a Tia do Zap
Em sua coluna na Crusoé que foi ao ar nesta sexta (14), Ruy Goiaba comenta a propensão que temos a acreditar em fake news quando elas são plausíveis e coincidem com aquilo em que pensamos...
Em sua coluna na Crusoé que foi ao ar nesta sexta (14), Ruy Goiaba comenta a propensão que temos a acreditar em fake news quando elas são plausíveis e coincidem com aquilo em que pensamos.
“Um perfil do Twitter notório por aplicar esse tipo de trote (em português moderno, ‘bait’) se fantasiou de G1 — o que talvez renda processinho — e publicou a seguinte notícia falsa, com os dizeres URGENTE: ‘Itamaraty concede passaporte diplomático e [Eduardo] Pazuello viaja para os EUA. Assessoria do ministro informa que não há data definida para retorno’. Muita gente que should know better caiu nessa: ex-editores, colunistas experientes e pelo menos um correspondente de veículo estrangeiro replicaram as fake news. Nem repararam na arroba do troll de Twitter, que não era a do G1.
Claro que a história é plausível: o ex-ministro da Saúde, esse homem de fibra, está fazendo de tudo para não ir à CPI da Covid ou para não precisar abrir a boca se tiver de depor, e o governo Bolsonaro já tem em Abraham Weintraub um caso muito bem-sucedido de ex-ministro fujão. Só que, bem, não aconteceu.”
LEIA AQUI a íntegra da coluna; assine a Crusoé e apoie o jornalismo e o humorismo independentes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)