Ruy Goiaba na Crusoé: A civilização fica-nos curta nas mangas
Em sua coluna para a Crusoé que foi ao ar nesta sexta (2), Ruy Goiaba (foto) cita o Eça de Queirós de Os Maias e o Claude Lévi-Strauss de Tristes Trópicos para tratar do gosto brasileiro por copiar ideias idiotas de países cujo IDH nós invejamos...
Em sua coluna para a Crusoé que foi ao ar nesta sexta (2), Ruy Goiaba (foto) cita o Eça de Queirós de Os Maias e o Claude Lévi-Strauss de Tristes Trópicos para tratar do gosto brasileiro por copiar ideias idiotas de países cujo IDH nós invejamos.
“Vivemos em uma espécie de mix desse Eça com esse Lévi-Strauss: continuamos ansiando por uma civilização que, assim como a boa vida, está sempre em algum outro lugar e, nesse processo, importamos lixo — o que, em outra coluna, chamei de bugigangas mentais — como se fosse ouro, só porque tem a chancela do ‘país desenvolvido’. Vale para a direita que chupinha desavergonhadamente tudo o que a alt-right dos EUA faz, vale para a esquerda que faz a mesmíssima coisa com o movimento woke das universidades americanas. Aqui no Brasil, a tal ‘guerra cultural’ consiste basicamente em um esquete de Fucker & Sucker, do Casseta e Planeta — dublagem péssima, diálogos ridículos —, só que encenado a sério.”
LEIA AQUI a coluna; assine a Crusoé e apoie o jornalismo e o humorismo independentes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)