Ruy Goiaba, Churchill e a cabeça do pimpolho
Ruy Goiaba, na Crusoé: "A citação atribuída à pessoa errada -- aquela prática que consiste em fazer Pessoas Célebres, em geral escritores, dizerem idiotices que jamais disseram -- é uma das modalidades mais populares de fake news desde que a internet existe. No Brasil, a principal vítima costumava ser Clarice Lispector: se você for ao Google e procurar 'você pode até me empurrar de um penhasco que eu vou dizer: e daí? Eu adoro voar!!!', receberá dezenas de links que atribuem à pobre Clarice o texto de autoajuda que termina com essas frases..."
Ruy Goiaba, na Crusoé:
“A citação atribuída à pessoa errada — aquela prática que consiste em fazer Pessoas Célebres, em geral escritores, dizerem idiotices que jamais disseram — é uma das modalidades mais populares de fake news desde que a internet existe. No Brasil, a principal vítima costumava ser Clarice Lispector: se você for ao Google e procurar ‘você pode até me empurrar de um penhasco que eu vou dizer: e daí? Eu adoro voar!!!’, receberá dezenas de links que atribuem à pobre Clarice o texto de autoajuda que termina com essas frases.
[…] Recentemente, Winston Churchill virou a Clarice Lispector da vez: Eduardo Bolsonaro e seguidores publicaram nas redes a frase ‘os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas’ e a atribuíram erroneamente ao premiê britânico, que o filho 03 e intelectual da família já chamou de ‘Wilson Church’.
(O melhor foi a fábrica de zoeira da internet — que nunca dorme — fazendo concurso de melhor falsa frase do Churchill. Minhas preferidas foram as letras de pagode atribuídas ao estadista. Consigo imaginar sir Winston subindo ao púlpito do Parlamento, no auge da Segunda Guerra, para advertir naquela hora grave: ‘Cuidado co’a cabeça do pimpolho, ela tá dançando e o pimpolho tá de olho’.)”
Leia aqui a coluna completa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)