Ruy Goiaba: A burrice dos especialistas
Em sua coluna para a Crusoé que foi ao ar hoje, Ruy Goiaba comenta as opiniões exóticas do biólogo evolucionista Richard Dawkins sobre Franz Kafka, contos de fadas e o Ursinho Pooh e fala da chamada "barbárie da especialização"...
Em sua coluna para a Crusoé que foi ao ar hoje, Ruy Goiaba comenta as opiniões exóticas do biólogo evolucionista Richard Dawkins sobre Franz Kafka, contos de fadas e o Ursinho Pooh e fala da chamada “barbárie da especialização”.
“Como se sabe, (…) Dawkins é também uma espécie de Testemunha de Jeová do ateísmo militante. Isso me faz supor que encare contos de fadas como ‘porta de entrada’ para drogas mais pesadas, como religião — o que é até mais cretino do que o mesmo raciocínio aplicado à maconha. Mas o biólogo é o exemplo perfeito do que Ortega y Gasset chamava ‘barbárie da especialização’: o próprio avanço da ciência, que nos deu coisas prodigiosas como vacinas contra a Covid em tempo recorde, obriga a que o cientista seja uma pessoa que sabe cada vez mais sobre cada vez menos (isto é, seu campo específico de estudo). Ocorre que, em alguns casos, o homem de ciência acredita que a autoridade em sua área específica o credencia a falar qualquer coisa sobre qualquer outra — o que o mundo das redes sociais, em que todo idiota conectado à internet tem direito a seu caixotinho e seu megafone particular, torna exponencialmente pior.”
LEIA AQUI a íntegra da coluna; assine a Crusoé e apoie o jornalismo e o humorismo independentes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)