RS e SC estão em alerta por conta de tempestades
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a ocorrência de tempestades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. De acordo com o órgão, há um grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário...
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a ocorrência de tempestades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. De acordo com o órgão, há um grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
A tempestade deverá afetar principalmente o noroeste do Rio Grande do Sul, parte da Região Metropolitana de Porto Alegre e o Oeste Catarinense. Nestas áreas, são esperadas chuvas intensas, com possibilidade de rajadas de vento de até 100 km/h, granizo e precipitação de até 100mm/dia.
Além das regiões sulistas, o Inmet também emitiu alertas para o oeste de São Paulo, norte do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia. Nestes estados, as chuvas devem ser menos intensas, com volume médio diário de 50mm e ventos de até 60 km/h.
Outras regiões que também devem ter chuvas em condições semelhantes são Goiás, leste de Mato Grosso do Sul e sul de Tocantins. É importante ressaltar que esses alertas são fundamentais para que a população esteja preparada e tome as devidas precauções.
Enquanto isso, no Rio de Janeiro, apesar da previsão de chuva nos próximos dias, a temperatura vai continuar alta na capital fluminense. De acordo com o Inmet, os termômetros devem marcar entre 20°C e 37°C, com máxima acima de 30°C até sábado, podendo chegar aos 40°C. O tempo chuvoso deve persistir até o fim da semana.
Em São Paulo, a situação é semelhante, com previsão de chuvas em todos os dias. Nesta quarta-feira (04), a temperatura tende a subir, com os termômetros marcando entre 19°C e 30°C. Entre quinta e sexta-feira, a máxima não deve passar dos 27°C. Já no sábado, pode voltar a atingir os 30°C.
No Sul do país, Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC) também terão temperaturas mais amenas. Segundo o Inmet, a máxima não deve ultrapassar os 22°C nessas cidades até sábado. Já em Curitiba (PR), a chuva só deve chegar na tarde desta quarta-feira e segue até o final da semana, com chances de trovoadas. No entanto, a capital paranaense terá temperaturas mais altas que as outras capitais do Sul, podendo chegar aos 26°C no sábado.
Outubro seguirá a tendência de setembro com temperaturas acima da média em boa parte do território nacional. Segundo o levantamento do Inmet, as chuvas serão acima do esperado no Sul do país, em partes do Sudeste e Centro-Oeste, enquanto ficarão abaixo do normal na parte central e Norte do Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)