Rodolfo Borges na Crusoé: É isto um dirigente?
Júlio Casares mirou a glória no São Paulo com tanta intensidade que errou mesmo tentando fazer o certo
“Vocês, que vivem seguros em suas cálidas casas. Vocês que, voltando à noite, encontram comida quente e rostos amigos, pensem bem se isto é um homem, que trabalha no meio do barro, que não conhece paz, que luta por um pedaço de pão, que morre por um sim ou por um não”, diz Primo Levi no poema que abre É Isto um Homem?.
O italiano conta no livro sua experiência no campo de concentração de Auschwitz-Monowitz, onde permaneceu por quase um ano sendo privado de sua humanidade, em meio a humilhações e execuções gratuitas, sem qualquer perspectiva.
A experiência narrada por Levi é muito mais pesada do que o necessário para falar sobre a presidência de Júlio Casares (foto) no São Paulo — alguns são-paulinos mais sensíveis podem discordar —, mas a pergunta que dá título ao livro serve de mote para questionar, diante do medo do primeiro rebaixamento que assola o torcedor tricolor, se Casares ainda pode ser considerado um dirigente depois de tudo o que fez.
O cartola são-paulino estava tentando fazer a coisa certa, para consertar um problema para o qual ele também contribuiu.
O São Paulo passou o último ano e meio sem investir em contratações, para se encaixar nos moldes estabelecidos por um fundo de investimento que vai ajudar o clube a pagar suas dívidas mais urgentes.
FIDC
Para destravar o auxílio do Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), o São Paulo não pode gastar mais do que tem.
A dívida, que beira 1 bilhão de reais, foi feita por meio de contratações como as de James Rodríguez e Oscar, jogadores de salários muito altos que não fizeram frente ao investimento.
Os gastos da gestão Casares resultaram no primeiro título da Copa do Brasil para o São Paulo, mas tornaram o clube refém das dívidas.
Para voltar a ser competitivo de verdade, o maior campeão mundial do Brasil precisa acertar as contas.
Flamengo
O Flamengo fez isso há 10 anos e hoje colhe os frutos.
Mas os dirigentes…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)