Rio Grande do Sul tem 15 mortes por leptospirose
Todas as vítimas, até o momento, são homens com histórico de exposição às águas da inundação
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou, nesta quinta-feira, 5, mais duas mortes por leptospirose. Com isso, o número de óbitos pela doença no estado chegou a 15.
Os dois casos mais recentes ocorreram nas cidades de Novo Hamburgo e Igrejinha. As vítimas são homens, de 51 e 50 anos, com histórico de exposição às águas da inundação. Até o momento, todas as vítimas são do gênero masculino.
Novo Hamburgo e Porto Alegre contabilizam duas mortes por leptospirose. Os municípios de Viamão, Venâncio Aires, Cachoeirinha, Canoas, Travesseiro, São Leopoldo, Alvorada, Três Coroas, Encantado, Sapucaia do Sul, e Igrejinha registram uma vítima cada.
O estado tem 242 casos pela doença, até o momento. Quatro mortes seguem em investigação.
Primeira morte por leptospirose
A primeira morte causada pela doença foi confirmada no dia 20 do mês passado. A vítima foi um homem de 67 anos que residia na cidade de Travesseiro. Atualmente, os municípios mais afetados são Porto Alegre, Canoas e Sapucaia do Sul, que apresentam a maior quantidade de casos notificados.
A leptospirose é uma doença transmitida pela bactéria Leptospira, que pode ser contraída através da pele, especialmente se houver lesões abertas, por meio da exposição direta ou indireta à urina de ratos ou outros animais contaminados.
Durante enchentes, a urina desses animais pode se misturar à água e ser disseminada até alcançar os seres humanos. A infecção é considerada febril aguda, provocando febre alta e apresentando um risco de letalidade de até 40% nos casos mais graves, segundo o Ministério da Saúde.
De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, até 1,6 mil casos da doença podem ser registrados em decorrência das recentes enchentes que atingiram os municípios gaúchos. Esse número é quatro vezes maior do que o total de casos contabilizados ao longo de todo o ano de 2023, que foi de 400 casos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)