Rio Grande do Sul registra duas mortes por leptospirose
Ao todo região gaúcha já registrou 29 casos da doença
O estado do Rio Grande do Sul já contabiliza ao menos duas mortes por leptospirose e um óbito está sob investigação, segundo boletim desta quarta-feira, 22. Ao todo região gaúcha já registrou 29 casos da doença e outros 389 estão sob suspeita.
A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais, principalmente ratos, infectados pela bactéria Leptospira. As águas contaminadas, oriundas das enchentes, carregam uma série de agentes infecciosos que podem desencadear doenças.
O período de incubação da leptospirose, ou seja, intervalo de tempo entre a transmissão da infecção até o início das manifestações dos sinais e sintomas, pode variar de 1 a 30 dias e normalmente ocorre entre 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco.
“A doença apresenta elevada incidência em determinadas áreas além do risco de letalidade, que pode chegar a 40% nos casos mais graves. Sua ocorrência está relacionada às condições precárias de infraestrutura sanitária e alta infestação de roedores infectados. As inundações propiciam a disseminação e a persistência da bactéria no ambiente, facilitando a ocorrência de surtos”, informou o Ministério da Saúde.
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul afirma que nos locais que tenham sido invadidos por água de chuva, a recomendação é fazer a desinfecção do ambiente com água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%), na proporção de um copo de água sanitária para um balde de 20 litros de água.
“Outras medidas de prevenção são manter os alimentos guardados em recipientes bem fechados, manter a cozinha limpa sem restos de alimentos, retirar as sobras de alimentos ou ração de animais domésticos antes do anoitecer, manter o terreno limpo e evitar entulhos e acúmulo de objetos nos quintais ajudam a evitar a presença de roedores. A luz solar também ajuda a matar a bactéria”, diz a pasta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)