Rio Grande do Sul deve ter semana de chuvas fortes
Além das chuvas, espera-se rajadas de vento que variam entre 60 km/h e 80 km/h, podendo chegar a 90 km/h nas áreas serranas
A semana começou com previsão de tempo extremamente instável no estado do Rio Grande do Sul, de acordo com especialistas do Climatempo. A combinação da formação e deslocamento de duas frentes frias, juntamente com a circulação de ventos em várias camadas da atmosfera, resultará em instabilidades até quarta-feira, 19.
Desde sábado, 15, as chuvas já estão presentes e são esperadas precipitações significativas até quarta-feira, 19, em grande parte do sul do país.
As regiões do centro-norte e noroeste do estado podem ter acumulados de chuva variando entre 200 mm e 300 mm. Já nas demais áreas, os acumulados esperados estão entre 80 mm e 150 mm. meteorologista do Climatempo ressaltou, ao G1, que a presença de uma frente fria estacionada sobre o estado, juntamente com um bloqueio atmosférico, impedirá o avanço das chuvas, concentrando-as sobre o Rio Grande do Sul.
Fortes chuvas e rajadas de vento
Além disso, espera-se rajadas de vento que variam entre 60 km/h e 80 km/h na maioria das regiões, podendo chegar a 90 km/h nas áreas serranas durante os dias 16 e 17.
É importante destacar que embora seja improvável a repetição dos eventos extremos registrados na enchente de maio, com acumulados superiores a mil milímetros em várias áreas, os volumes de chuva previstos para os próximos dias ainda são consideráveis.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou que as enchentes ocorridas em maio resultaram em 176 óbitos no estado. As fortes chuvas começaram em 27 de abril e atingiram mais de 470 cidades, sobrecarregando as bacias dos rios Taquari, Caí, Pardo, Jacuí, Sinos e Gravataí, que transbordaram.
Como fica a previsão para esta semana
- Segunda-feira, 17: Tempo nublado e chuvoso nas regiões das Missões, noroeste e norte do estado, com temporais e elevados volumes de água. Nas demais regiões, a chuva ocorrerá a qualquer momento, podendo ser de forte intensidade em alguns períodos.
- Terça-feira 18: Chuva ao longo do dia em várias regiões, podendo ser intensa. No sul e na campanha, a chuva é prevista para a manhã, com tendência de enfraquecer no decorrer do dia. Na fronteira oeste, o tempo ficará firme, apenas com nebulosidade.
- Quarta-feira 19: Instabilidades persistirão em todo o estado. O dia será de céu encoberto, com chance de chuva forte e volumosa. Temporais são esperados, acompanhados de fortes rajadas de vento.
- Quinta-feira 20: A maioria das regiões não deverá ter chuva, mas a variação de nebulosidade persistirá no centro-sul. Nas regiões dos vales, serra, Porto Alegre e litoral norte, muitas nuvens estarão presentes desde o início do dia, com possibilidade de chuva a qualquer momento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)