Rio Acre alcança terceiro maior nível em crise histórica
Enchente histórica no Acre: Rio Acre atinge o terceiro maior nível, causando transtornos e levando cidades ao estado de emergência
Em meio às intensas chuvas que atingem todo o estado do Acre, o Rio Acre registrou o terceiro maior nível da história na capital, Rio Branco. Na última medição, realizada nesta segunda-feira(3), o rio alcançou a marca de 17,32 metros, ficando atrás apenas dos registros de 17,72 metros em 2020 e 18,40 metros no ano de 2015.
Outros rios transbordam e cidades estão em emergência
Além de Rio Branco, outras cidades também sofrem com o transbordamento do Rio Acre, entre elas: Xapuri, Riozinho do Rola, Capixaba e Porto Acre. No entanto, a situação se estende para outros pontos do estado. Neste domingo, os rios Abunã, Purus e Juruá transbordaram em Plácido de Castro, Sena Madureira e Porto Walter, de acordo com dados do Governo do Estado.
Impactados pela situação, dezenove dos vinte e dois municípios do Acre se encontram em estado de emergência de saúde, medida que visa facilitar a compra e distribuição de medicamentos, segundo declarações do governador Gladson Cameli (PP).
Visita de Ministros
Para o dia seguinte, está prevista a chegada de ministros ao estado. Waldez Góes, Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, e Marina Silva, Ministro do Meio Ambiente e Mudança do Clima, devem realizar uma visita para avaliar os estragos causados pelas enchentes em Rio Branco.
Frente ao cenário crítico, o governo e a população esperam que as chuvas diminuam para que possam dar início ao processo de reconstrução e recuperação das áreas afetadas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)