Retrospectiva: o dia que o Brasil perdeu Preta Gil
Filha do cantor Gilberto Gil, Preta se lançou como cantora aos 29 anos, após carreira como produtora e publicitária
A cantora Preta Gil morreu em 20 de julho, aos 50 anos, em decorrência de complicações de um câncer no intestino. Ela estava em tratamento nos Estados Unidos, onde participava de uma terapia experimental contra a doença, diagnosticada em janeiro de 2023. A informação foi confirmada pela equipe da artista.
Após um primeiro ciclo de tratamento no Brasil, que incluiu quimioterapia, radioterapia e uma cirurgia para remoção de tumores em agosto de 2024, o câncer se espalhou para outras regiões do corpo. A artista passou a se dividir entre Nova York, onde estava hospedada, e Washington, onde recebia atendimento em um centro especializado.
Filha do cantor Gilberto Gil, Preta se lançou como cantora aos 29 anos, após carreira como produtora e publicitária.
Mesmo durante o tratamento, Preta se manteve ativa. Participou das turnês “Nós, A Gente”, ao lado da família Gil, e “Tempo Rei”, que marcou a despedida de seu pai dos palcos.
Preta Gil deixa o filho Francisco Gil, a neta Sol de Maria e uma trajetória de mais de duas décadas na música, com seis álbuns gravados, além de participações em novelas, programas de TV e iniciativas empresariais.
A assessoria da cantora divulgou nota lamentando sua morte:
“É com imensa dor e profundo pesar que comunicamos o falecimento da nossa amada Preta Gil. Preta foi uma mulher transgressora, sempre à frente do seu tempo. Quebrou paradigmas, provocou reflexões e iluminou caminhos com sua coragem. Uma mulher empoderada, que foi e continuará sendo luz para inúmeras outras mulheres. Pretinha era justa, honesta, generosa. Uma mãe e avó dedicada, uma guerreira incansável que inspirou e seguirá inspirando milhares de pessoas.Sabemos o quanto sua luta foi dura, e o quanto ela desejava viver. Ela não desistiu nem por um instante. É esse amor pela vida, essa história de força e resiliência, que permanecerá eternamente em nossos corações.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)