Receita Federal apreende 1,3 tonelada de cocaína no porto do RJ
Com um valor estimado em R$ 330 milhões, essa foi a primeira apreensão desse tipo registrada no porto em 2024
Agentes da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal realizaram uma apreensão de drogas, nesta quarta-feira, 27, no Porto do Rio de Janeiro. Um total de 1,3 tonelada de cocaína foi encontrada escondida em 48 sacas de café que seriam enviadas para a Bélgica, na Europa. Com um valor estimado em R$ 330 milhões, essa foi a primeira apreensão desse tipo registrada no porto em 2024.
A operação contou com o apoio da Marinha e durou cerca de quatro horas para a contabilização de todo o material apreendido. Vale ressaltar que a ação ocorreu durante o período de validade do decreto de Garantia da Lei e da Ordem, que permite a atuação das forças armadas na prevenção de delitos em fronteiras, portos e aeroportos.
Drogas entre o café
De acordo com informações da Receita Federal, a carga de café, composta por 320 sacas, foi selecionada para fiscalização com base em critérios de gerenciamento de riscos. A droga estava escondida dentro das sacas e só foi descoberta graças ao auxílio de cães farejadores. A Polícia Federal já foi acionada e abrirá um inquérito para identificar os responsáveis pelo crime. Caso sejam encontrados, eles serão acusados de tráfico internacional de drogas.
Essa não é a primeira vez que criminosos tentam exportar cocaína através dos portos do Rio de Janeiro. A Polícia e a Receita Federal têm realizado operações constantes para combater essa rota, que tem como destino final a Europa e a África. O combate ao tráfico internacional de drogas nos portos e aeroportos brasileiros tem sido uma das prioridades da Garantia da Lei e da Ordem, que conta com o apoio das forças nacionais.
Outras apreensões
Segundo reportagem do O Globo, no ano de 2023, foram realizadas quatro operações que resultaram na apreensão de mais de 1,5 tonelada de cocaína em diversos tipos de cargas, como fardos de café, latas de tinta, carga de minério e contêineres. Os agentes chegaram a encontrar drogas até mesmo dentro de mangas. A maior parte das apreensões ocorreu no Porto de Itaguaí, na Baía de Sepetiba, onde foram confiscados 999 quilos da substância ilícita. No Porto do Rio, foram apreendidos 49,7 quilos. Segundo as investigações, esses grupos criminosos contam com a participação de empresários ligados às facções do Rio e negociam o envio de cocaína para a Espanha, Austrália e países africanos.
Uma das maiores apreensões ocorreu em janeiro de 2023, quando 778 quilos de cocaína foram encontrados em meio a uma carga de minério no Porto do Rio. Essa ação foi resultado de um eficiente gerenciamento de riscos. Já em fevereiro do mesmo ano, homens da Receita Federal apreenderam 400 quilos da mesma droga no Porto de Itaguaí. A cocaína estava escondida em uma carga de fardos de café, com destino à Espanha.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)