Radares em novo round
Reportagem de Helena Mader e Ana Viriato, na Crusoé, revela que a polêmica sobre a proibição de radares nas rodovias do país, que mobiliza um lobby milionário em Brasília, ganhará um novo capítulo nos próximos dias...
Reportagem de Helena Mader e Ana Viriato, na Crusoé, revela que a polêmica sobre a proibição de radares nas rodovias do país, que mobiliza um lobby milionário em Brasília, ganhará um novo capítulo nos próximos dias.
“Crusoé apurou que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), vinculado ao Ministério da Infraestrutura, apresentará ao colegiado uma proposta de alteração da Resolução 396, em vigor desde 2011. A legislação fixa os requisitos mínimos para a fiscalização da velocidade de veículos. A ideia prévia, segundo fontes ouvidas pela reportagem, é dificultar ao máximo a instalação dos equipamentos, para dar uma roupagem técnica à vontade de Bolsonaro. O governo pode, por exemplo, impor mais exigências para autorizar o funcionamento de radares.
Hoje, o estudo técnico prévio precisa contemplar características da via, como aclives e declives, o fluxo de carros e de pedestres, a velocidade da área fiscalizada, a média de acidentes no local e outros potenciais de risco. Mas para tornar as regras mais rígidas é preciso submeter a proposta ao Conselho Nacional de Trânsito, que é o órgão máximo normativo e consultivo para assuntos relacionados ao tema. O segundo round da luta de Bolsonaro contra os radares começa na semana que vem.”
Leia a íntegra da reportagem:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)