Quem será o substituto de Bolsonaro em 2026?
Pesquisa encomendada pelo PL aponta que Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ainda não são competitivos
Pesquisa nacional do Instituto Paraná, encomendada pelo PL, aponta que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ainda não são competitivos para substituir Jair Bolsonaro (PL, foto) na disputa pela Presidência em 2026.
Segundo O Globo, o levantamento será apresentado nesta semana à cúpula do partido de Valdemar Costa Neto.
Das 2.026 pessoas ouvidas pelo instituto, apenas duas citaram espontaneamente a presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, quantidade correspondente a 0,1% dos entrevistados, e 16 mencionaram o governador de São Paulo, número equivalente a 0,8%.
No levantamento, 54,6% dos entrevistados afirmaram não saber em quem vão votar para presidente em 2026, enquanto 20,3% declararam o voto em Lula (PT) e 14,4% em Jair Bolsonaro, que está inelegível.
A pesquisa do Instituto Paraná foi realizada ente os dias 24 e 28 de janeiro em 164 municípios de todo o país.
Bolsonaro inelegível
Por cinco votos a dois, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou, em julho de 2023, a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro por oito anos, contados a partir das eleições de 2022.
A Corte Eleitoral reconheceu a prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante a reunião realizada com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada em 18 de julho de 2023.
A polarização entre Lula e Bolsonaro
Enquanto o PL procura um candidato para 2026, o presidente Lula (PT) afirmou achar “bom” que tenha a polarização com candidatos que apoiam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições municipais em 2024.
“Eu acho bom que tenha polarização“, disse Lula em entrevista à rádio CBN Recife.
“Essa polarização deve acontecer nas capitais. Nas capitais deve acontecer [entre] quem é o candidato bolsonarista e quem não é o candidato bolsonarista. Em São Paulo será muito visível isso“, acrescentou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)