Queiroga: dose de reforço vai impedir que cenário da Europa ocorra no Brasil
Marcelo Queiroga disse neste sábado (20), no Rio, que a aplicação de doses de reforço em todos os adultos vai impedir que aconteça no Brasil o que ocorre na Europa - hoje, a única região do planeta onde as mortes por Covid estão aumentando. "Nós conseguimos reduzir de uma média móvel de óbitos superior a 3.000 óbitos por dia e hoje...
Marcelo Queiroga disse neste sábado (20), no Rio, que a aplicação de doses de reforço em todos os adultos vai impedir que aconteça no Brasil o que ocorre na Europa – hoje, a única região do planeta onde as mortes por Covid estão aumentando.
“Nós conseguimos reduzir de uma média móvel de óbitos superior a 3.000 óbitos por dia e hoje temos uma média móvel inferior a 250 casos [de mortes] nos últimos sete dias (…) O que tem acontecido em alguns países da Europa, notadamente do Leste Europeu, [mais] a Alemanha, a Áustria, agora – eles estão sofrendo com a nova onda de casos, pessoas que não tomaram a vacina ou aqueles que já tomara vacina há mais de seis meses. Precisa ser utilizado o reforço. E aqueles que não tomaram a 2ª dose, buscar as salas de vacinação para tomar a 2ª dose”, disse o ministro, no evento ‘Mega Vacinação’, do governo.
“Eu queria destacar para vocês que as vacinas do Programa Nacional de Imunização são vacinas seguras. São vacinas eficazes. Todas elas passaram por estudos de fases I, II e III, nós estamos acompanhando a efetividade dessas vacinas com estudos observacionais (…) Acompanhamos na última análise mais de 70 milhões de pacientes que (sic) foram administrados vacinas. E a decisão para aplicação da dose de reforço [em todos os adultos] foi uma decisão tomada em critérios técnicos”, acrescentou.
O pronunciamento de Queiroga desmente seu chefe Jair Bolsonaro, que insiste na mentira de que as vacinas em uso no Brasil seriam ‘experimentais’.
Desde quarta-feira (17), o ministério estendeu a dose de reforço para todos os maiores de 18 anos que tenham tomado a 2ª dose há pelo menos 5 meses.
Leia mais: Com foco na 2ª dose de 21 milhões de atrasados, Saúde começa ‘Mega Vacinação’ neste sábado (20)
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)