Quanto o governo Lula gastou com a comitiva de Janja em Paris
Apenas com a primeira-dama, foram gastos 83,6 mil reais
O governo federal gastou pelo menos 203,6 mil reais com as passagens aéreas e diárias internacionais da comitiva liderada pela primeira-dama, Janja, que acompanhou o início dos Jogos Olímpicos de Paris. Apenas com a esposa de Lula, foram gastos 83,6 mil reais.
Os dados constam no Painel de Viagens do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e no Portal do Orçamento SIGA Brasil.
Com o deslocamento aéreo de cinco servidores, que estão lotados na Secom e no Gabinete Pessoal da Presidência da República, o governo Lula desembolsou 64,8 mil reais.
O maior valor foi gasto com a secretária de estratégias e redes da Secom, Priscila Pinto Calaf, cujas passagens, taxas de reserva de tarifa e embarque custaram 13,5 mil reais.
Os servidores também receberam entre três e dez diárias cada, totalizando 55,1 mil reais.
Mais uma vez, Priscila recebeu o maior valor: 23,6 mil reais. O montante corresponde a dez diárias recebidas por ela para permanecer em Paris.
O que diz a Secom?
Em nota, a Secom afirmou que as passagens de Janja e dos demais servidores estavam elevadas em razão dos Jogos Olímpicos de Paris.
“As passagens foram adquiridas em aviação comercial (sem uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira), seguindo os preços de mercado, que estavam elevados em razão dos Jogos Olímpicos. A primeira-dama viajou de classe executiva, conforme autoriza a legislação vigente”, disse.
O rolê de Janja em Paris
A primeira-dama foi a Paris representar o presidente Lula no evento. Ela visitou a Vila Olímpica e fez fotos com alguns atletas. Ela também teve uma audiência com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e com o presidente da França, Emmanuel Macron.
Na semana passada, integrantes da oposição ao governo Lula questionaram o Palácio do Planalto sobre a viagem de Janja a Paris.
Em um requerimento de informação enviado ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, os deputados federais Adriana Ventura (Novo-SP), Gilson Marques (Novo-SC) e Marcel van Hattem (Novo-RS) já haviam solicitado esclarecimentos detalhados sobre a comitiva que acompanhou a primeira-dama Rosângela Lula da Silva na viagem à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
“Precisamos assegurar que cada centavo dos recursos públicos seja utilizado com responsabilidade e transparência, especialmente no momento em que o Governo tem realizado cortes de recursos na saúde e na educação”, afirmou deputada Adriana Ventura sobre o documento enviado ao ministro-chefe da Casa Civil.
“Não é aceitável que a primeira-dama fique viajando às custas do dinheiro público sem justificativas claras e adequadas. Por isso, demandamos respostas detalhadas sobre a composição e os custos da comitiva, bem como a justificativa para a presença de cada assessor”, complementou a parlamentar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)