PT volta a vencer na grande São Paulo; e a perder no interior
O PT não conseguiu eleger Fernando Haddad (foto) ao governo de São Paulo neste ano. Apesar da derrota para o ex-ministro bolsonarista Tarcísio Gomes de de Freitas (Republicanos), o partido conseguiu alguns resultados considerados como positivos...
O PT tenta enxergar o copo meio cheio após a derrota de Fernando Haddad (PT) para Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) em São Paulo.
Dados do partido mostram que o estado foi o que melhor evoluiu no voto para presidente desde 2018. Naquele ano, Haddad obteve 32% dos votos, enquanto Lula conseguiu 44,76% neste segundo turno — ainda assim, o petista perdeu para Jair Bolsonaro em São Paulo.
Além disso, o partido venceu, tanto com Lula quanto com Haddad, as disputas na grande São Paulo, grupo de cidades com 21 milhões de habitantes, onde o PT tem tradição histórica, mas perdeu gás nos últimos anos. Partido só não venceu em Guarulhos (1,4 milhão de habitantes) e Santo André (723 mil habitantes).
O PT jamais venceu uma eleição estadual no maior colégio eleitoral do país. Para isso, o pretende mirar em cidades do interior, consideradas mais conservadoras e antipetistas. “A dificuldade é a pequena estrutura, a cidade pequena”, disse Carlos Zarattini (PT-SP). “É fazer um trabalho mirando em 2024, com foco em cidades do interior do estado.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)