PT escapa de vexame, mas tem pior desempenho com a máquina federal na mão
Das quatro capitais onde disputou o segundo turno- Fortaleza, Porto Alegre, Natal e Cuiabá- apenas a capital cearense registrou resultado vitorioso para o partido do presidente Lula
O Partido dos Trabalhadores (PT) teve desempenho tímido nas eleições municipais de 2024. Mas foi salvo de um vexame com a eleição de Evandro Leitão na capital do Ceará, Fortaleza. O partido enfrenta uma série histórica de resultados negativos nas disputas pelo comando das capitais do país, desde que teve a ‘reputação’ abalada pelos escândalos expostos pela Operação Lava Jato. Repetindo o resultado de outros anos no quesito ‘eleições municipais’, em 2024 o presidente Lula não se mostrou um bom cabo eleitoral.
Das quatro capitais onde disputou o segundo turno em 2024- Fortaleza, Porto Alegre, Natal e Cuiabá– apenas a capital cearense registrou resultado vitorioso para o partido do presidente Lula.
A trajetória de queda histórica na expressão eleitoral pode ser observada da seguinte maneira: em 2020, o partido não elegeu candidato a prefeito em nenhuma das capitais do Brasil pela primeira vez desde a redemocratização. Em 2016, o PT foi vitorioso em Rio Branco (AC). Na época, o partido não estava à frente do governo federal.
Em 2012, o PT havia eleito quatro prefeitos nas capitais: Rio Branco, Goiânia, João Pessoa e São Paulo. Em 2008 foram 8 capitais, Fortaleza, Recife, Vitória, Porto Velho, Rio Branco e Palmas. Em 2004, quando Lula estava no seu primeiro mandato, o partido elegeu nove prefeitos.
A vitória de Evandro Leitão em Fortaleza
Como mostramos, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PT), venceu uma das eleições mais disputadas da história em Fortaleza, capital do Ceará, contra o deputado federal bolsonarista André Fernandes (PL).
Com 99,6% das urnas apuradas, o petista tem 50,37% dos votos contra 49,63% do parlamentar.
Assim, o PT garante ao menos a eleição em uma capital e não repete o vexame de 2020, quando ficou sem eleger nenhum prefeito em todo o país. A última vez que um petista esteve à frente de Fortaleza foi há aproximadamente 20 anos, com Luizianne Lins. Ela foi prefeita entre 2005 e 2009.
Flop no primeiro turno
No primeiro turno, diante do cenário apertado e com apenas quatro capitais para disputar na segunda etapa das eleições, o presidente Lula admitiu que precisa ‘rediscutir’ o papel do PT nas eleições.
“Temos que rediscutir o papel do PT. Hoje, 80% dos prefeitos foram eleitos em cinco estados, todos do Nordeste. Tivemos boa participação no Rio Grande do Sul, e em Minas Gerais ganhamos as cidades que já governávamos (Contagem e Juiz de Fora), mas não fomos bem em São Paulo. Perdemos São Bernardo do Campo, Santo André, e até Araraquara, onde tínhamos certeza da vitória. Estamos no segundo turno em Mauá e Diadema… Em Teresina, todos consideravam certa a eleição do candidato do PT (Fábio Novo)”, disse Lula.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)