PT anuncia apoio à candidatura de vice de Jerônimo para Salvador
O PT anunciou nesta quinta-feira, 21 de dezembro, que apoiará a pré-candidatura de Geraldo Júnior (MDB; foto) à prefeitura de Salvador nas eleições municipais de 2024...
O PT anunciou nesta quinta-feira, 21 de dezembro, que apoiará a pré-candidatura de Geraldo Júnior (MDB; foto) à prefeitura de Salvador nas eleições municipais de 2024.
Júnior é hoje vice de Jerônimo Rodrigues (PT) no governo da Bahia.
A decisão do PT de não ter um candidato próprio foi anunciada após uma reunião do conselho político formado pelos líderes dos oito partidos da base do governador.
“Salvador, este lugar de povo trabalhador, merece o melhor. Os soteropolitanos precisam de um projeto que cuida de gente, que entende que a cidade é para todos, turistas e moradores. E meu amigo e companheiro de trabalho Geraldo Júnior é o representante ideal desse projeto”, disse Jerônimo.
O partido já havia lançado os deputados estaduais Robinson Almeida e Olívia Santana como pré-candidatos, mas ambos desistiram da disputa em prol da base governista.
Com essa decisão, a expectativa é de uma disputa polarizada entre Geraldo Júnior e o atual prefeito Bruno Reis (União Brasil), que busca a reeleição.
Geraldo Júnior, de 54 anos, é advogado e radialista. Ele foi vereador em Salvador por quatro mandatos e presidente da Câmara Municipal.
Ele já foi aliado de quem deve ser seu principal rival em 2024, Bruno Reis, assim como de ACM Neto (União Brasil), ex-prefeito da capital baiana.
Em 2022, ele rompeu com Bruno Reis para compor a chapa com Jerônimo Rodrigues.
A adesão de Geraldo Júnior ao grupo governista foi articulada pelo senador Jaques Wagner (PT), em parceria com os irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima, ex-deputados que controlam o MDB na Bahia.
Os irmãos Vieira Lima são aqueles que foram condenados pela Segunda Turma do STF em 2019 por lavagem de dinheiro no caso do “bunker” de R$ 51 milhões em Salvador. A corte anulou as condenações em 2021.
Quem sai derrotado da escolha de Geraldo Júnior como candidato do PT é o ministro da Casa Civil, Rui Costa. O ministro havia manifestado preferência pela pré-candidatura de José Trindade (PSB), presidente da estatal Conder.
Trindade já havia desistido da disputa ainda em setembro, quando os petistas bancavam a pré-candidatura de Almeida.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)