PSDB de São Paulo marca reunião em meio a crise interna
O diretório estadual do PSDB em São Paulo marcou uma reunião para a próxima segunda-feira, 15 de janeiro, na intenção de...
O diretório estadual do PSDB em São Paulo marcou uma reunião para a próxima segunda-feira, 15 de janeiro, na intenção de acabar com a crise no órgão tucano.
A informação é da Folha de S. Paulo, publicada nesta quinta-feira, 11 de janeiro.
Participarão da reunião o presidente da Executiva Nacional, Marconi Perillo, e o presidente interino do diretório paulista, Paulo Serra, prefeito de Santo André.
Outros prefeitos e lideranças tucanas no estado de São Paulo também estarão presentes.
Autoridades do PSDB pressionam Serra para que ele convoque uma convenção do diretório paulista para se eleger um presidente definitivo até o início de fevereiro.
O presidente interino, entretanto, alegou em carta enviada a Perillo na quarta, 10 de janeiro, que precisa de mais tempo. O motivo seria a regularização de diretórios municipais, dos quais apenas 22% estariam prontos.
Nomeação de Paulo Serra
Em novembro de 2023, o governador do Rio Grande do Sul e então presidente de facto do PSDB, Eduardo Leite, nomeou o prefeito de Santo André, Paulo Serra, como novo presidente do diretório estadual do partido em São Paulo.
A nomeação se deu em meio a crise entre Leite e o diretório paulista tucano e no penúltimo dia do seu mandato.
Leite presidia o PSDB desde fevereiro, mas teve sua eleição anulada em setembro e, desde então, está de maneira provisória no cargo.
Ele acabou sendo sucedido pelo ex-governador de Goiás Marconi Perillo na convenção nacional do PSDB de 30 de novembro.
Crise no PSDB de São Paulo
Em outubro, o governador gaúcho suspendeu nas eleições do diretório estadual do partido alegando “manifestações de importantes lideranças partidárias”, dentre elas o ex-senador José Serra, preocupadas com o fraco desempenho do partido no estado e “a total ausência da mobilização partidária necessária à realização das convenções agregadoras e democráticas”.
Dissidentes de Leite no PSDB de São Paulo o acusam de “nefasta ingerência”. Em comunicado divulgado em outubro, parlamentares, prefeitos e outros tucanos paulistas defenderam que a “inoportuna decisão da presidência nacional seja imediatamente revista” com o restabelecimento da convenção do próximo dia 29.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)