Previsão de neve no Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Segundo o Inmet, a espessura da neve não deve ultrapassar os 5cm. A região Serrana e o Nordeste do estado estão propensas a serem afetadas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, nesta terça-feira, 28, sobre a possibilidade de ocorrência de neve na região entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. De acordo com o órgão, o alerta é válido para hoje e não há grandes riscos de acidentes.
Segundo o Inmet, caso ocorra, a espessura da neve não deve ultrapassar os 5cm. A região Serrana e o Nordeste Rio-grandense são as áreas mais propensas a serem afetadas. O alerta foi classificado como de Perigo Potencial.
Situação no Rio Grande do Sul
De acordo com o boletim atualizado da Defesa Civil gaúcha, publicado às 9h desta terça-feira, 28, já são 169 pessoas mortas em decorrência da tragédia das chuvas. O número de desaparecidos caiu para 53 pessoas. Mais de 2,3 milhões de gaúchos em 469 municípios foram afetados até agora pela tragédia climática. Há também cerca de 581 mil pessoas desalojadas e quase 49 mil em abrigos.
A situação se agrava com mais de 123 mil pessoas sem energia elétrica em todo o estado. Por outro lado, a Corsan informa que o sistema de abastecimento de água foi normalizado. Atualmente, existem 60 trechos com bloqueios totais e parciais em 36 rodovias, incluindo estradas, pontes e balsas.
Alerta para ciclone
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), alertou, nesta segunda-feira, para a formação de um ciclone que também deve impactar a região. Segundo ele, esta segunda-feira será difícil para alguns municípios do estado. “Tem um ciclone se formando no mar e que vai trazer ventos fortes e chuva para os municípios da região leste do estado“, disse ele em um vídeo publicado no Instagram.
O governador ressaltou que a região não deve enfrentar um aumento significativo no nível dos rios ou do Guaíba, devido ao volume de chuvas previsto, mas destacou que municípios que já estão com seus sistemas de drenagem comprometidos, como a capital Porto Alegre e outros municípios da região, podem enfrentar transtornos significativos devido à chuva prevista para segunda-feira e também parte da terça-feira, 28.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)