Após incêndio, presidente do União Brasil vai ao STF contra Bivar
Defesa de Antônio Rueda pediu abertura de inquérito contra o deputado após escalada de crise dentro do União Brasil
A defesa do presidente do União Brasil, Antônio Rueda, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito contra o deputado Luciano Bivar (União-PE). O caso acontece em meio ao cenário de disputas pelo comando da sigla e após duas casas de Rueda serem incendiadas no litoral de Pernambuco.
Segundo o advogado de Rueda, Paulo Catta Preta, o caso foi remetido ao STF devido a prerrogativa de foro privilegiado de Luciano Bivar. “Essa representação criminal levou a instauração de um procedimento que agora está pendente da autorização do Supremo Tribunal Federal”, disse Catta Preta.
Nesta segunda-feira, 11, a casa de Antônio Rueda, e o imóvel vizinho, que pertence à irmã dele e tesoureira do partido, Emília Rueda, foram incendiadas. Segundo Catta Preta, ainda não é possível afirmar a ligação de Bivar com o caso, mas o fato será incluído no pedido de investigação feito ao STF.
Esse pedido acontece com base em supostas ameaças proferidas por Bivar contra Rueda. “Ele [Rueda] está realmente escandalizado com a escalada nesse contexto de violência política. [Esse contexto] se inicia com ameaças que se repetem e agora, ao que tudo sugere, eu não posso afirmar categoricamente, mas esses dois incêndios que escalam gravemente essa crise”, completou a defesa.
Caberá ao ministro Kassio Nunes Marques autorizar ou não o pedido de inquérito contra Luciano Bivar. O deputado, por sua vez, chamou as acusações de “ilações” e acusou a mulher do Rueda de roubar dinheiro do seu cofre.
Quem é Antônio Rueda
O advogado Antônio de Rueda foi eleito por unanimidade presidente do União Brasil, pela executiva do partido, em 29 de fevereiro. A eleição se deu após um embate nos bastidores contra Luciano Bivar, seu antigo aliado.
A chapa de Rueda venceu por 30 votos a zero.“É um dia de muita alegria para o partido. Nosso projeto, a partir de agora, está mais fortalecido do que nunca”, afirmou Rueda no dia da vitória.
Um dos maiores partidos do país, resultado da fusão entre PSL e DEM, o União Brasil conta com uma bancada de 59 deputados federais, 7 senadores e atualmente ocupa três ministérios no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT): Turismo, Comunicações e Desenvolvimento Regional.
Leia também: Novo União Brasil representa ressurreição do velho DEM
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)