Presidente do TCU intimida jornalista com ameaça de ação penal
"Espero que na interpelação criminal que proporei o repórter explique melhor o post lacônico. Ainda não será uma ação penal", disse Bruno Dantas em mensagem pública dirigida a repórter da 'piauí'
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas (foto), publicou em seu perfil no X, antigo Twitter, para todo mundo ver, uma mensagem dirigida ao jornalista Breno Pires, repórter da revista piauí, com ameaça de ação penal.
“Espero que na interpelação criminal que proporei o repórter explique melhor o post lacônico. Ainda não será uma ação penal, apenas um pedido de esclarecimentos sobre a acusação que faz. Terá, enfim, a chance de dizer que agência está sendo negociada, com quem, como e quando”, diz a mensagem de Dantas.
O presidente do TCU se referia a comentário feito pelo jornalista acerca de nota publicada pelo jornal O Globo.
“O Globo: TCU vota processo que encurta mandatos de presidentes de agências reguladoras. (O que a matéria não diz é que, em troca disso, o presidente do TCU negocia indicar nomes para agências reguladoras)”, escreveu Pires.
Balcão do TCU
O repórter tem publicado reportagens sobre o que classificou como “balcão” do TCU. O Tribunal de Contas da União expandiu seus horizontes no fim de 2022 pelas mãos de Bruno Dantas.
O presidente do órgão criado para auxiliar o Congresso Nacional nas funções de fiscalização financeira, de orçamento e patrimonial se aproximou do governo Lula para oferecer mediação na renegociação de concessões públicas.
Nasceu assim a Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (SecexConsenso), cuja atuação ampliou a influência política de Dantas, pela participação em questões que interessam, por exemplo, à Âmbar Energia, dos irmãos Joesley e Wesley Batista.
Explicações
Quem tem de se explicar melhor sobre a atuação da SecexConsenso é Bruno Dantas, não o repórter que revelou em detalhes questões que levam a questionamentos sobre tráfico de influência no governo Lula.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)