Presidente de Portugal diz que independência do Brasil ocorreu “no momento certo”
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, discursou no Congresso Nacional do Brasil nesta quinta-feira (8), durante a cerimônia que comemora os 200 anos da Independência da ex-colônia portuguesa...
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, discursou no Congresso Nacional do Brasil nesta quinta-feira (8), durante a cerimônia que comemora os 200 anos da Independência da ex-colônia portuguesa. Rebelo de Sousa fez uma mensagem de agradecimento ao povo brasileiro, e disse que a declaração de Dom Pedro I em 1822 ocorreu no momento certo.
“Se o Brasil não tivesse se proclamado independente na hora que o fez, o que aconteceria? O que seríamos de nós?”, questionou o chefe de Estado português.
Após citar os feitos do Império Português, Rebelo disse que “nós, alturas tantas da nossa empresa formidável, estávamos sem dúvida alguma, pelo próprio engenho do esforço que empregávamos.”
Rebelo de Sousa disse que, caso o domínio português tivesse sido mantido sobre o Brasil, “tudo teríamos perdido aqui: a hospitalidade para os nossos compatriotas, a manutenção de nossas tradições e mais do que isso, essa língua admirável que falamos.”
Ele ainda fez uma menção especial aos ícones culturais brasileiros nos últimos 200 anos, e lembrou até da recente onda de imigração de brasileiros rumo a Lisboa, “invadindo Portugal com seu abraço e seu afeto.”
Chefes de Estado de Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e do Timor Leste estiveram presentes à cerimônia. Jair Bolsonaro ficou no Palácio do Alvorada, e preferiu receber crianças que estudam em ensino escolar domiciliar cristão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)