Prefeito ‘tiktoker’ de Sorocaba é alvo de operação da PF
Batizada de Copia e Cola, a operação busca desarticular uma organização criminosa voltada ao desvio de recursos públicos destinados à saúde
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 10, a Operação Copia e Cola para desarticular uma organização criminosa voltada ao desvio de recursos públicos destinados à saúde.
Mais de 100 policiais federais cumprem 28 mandados de busca e apreensão nas cidades de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco, no estado de São Paulo, e um de busca e apreensão em Vitória da Conquista, na Bahia.
Um dos alvos é o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos, foto).
A PF fez buscas na casa e no gabinete do prefeito.
A Secretaria de Saúde de Sorocaba, o diretório municipal do Republicanos e a residência do ex-secretário de Saúde Vinícius Rodrigues também foram alvos da operação.
Manga é conhecido por seus vídeos nas redes sociais, especialmente no TikTok.
Leia também: Trump vai a Sorocaba?
Operação Copia e Cola
Segundo a PF, a investigação começou em 2022, “após suspeitas de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) para administrar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde no município de Sorocaba (SP)”.
“Também foram identificados atos de lavagem de dinheiro, por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e negociações imobiliárias”, continuou.
Além das buscas, foi determinado o sequestro de bens e valores em um total de até 20 milhões de reais e a proibição da Organização Social investigada de contratar com o poder público.
Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, ocultação de capitais (lavagem de dinheiro), peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação.
A TV TEM, afiliada da TV Globo, informou que pelo menos 600 mil reais em espécie foram encontrados nos endereços investigados.
Parte do dinheiro estava em uma caixa localizada no porta-malas de um veículo.
Leia também: As eleições e uma investigação fora do rito em Sorocaba
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Fabio B
10.04.2025 09:24Para a surpresa de ninguém, um prefeito marketeiro de rede social do Centrão tem o rabo preso.