Prazo de adesão ao Simples Nacional pode ser prorrogado até maio, diz ministro
Decisão deve ser tomada até o fim desta semana e pode colaborar para a rotina de milhares de empreendedores pelo Brasil.
O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, anunciou nesta quarta-feira, 17, que o prazo para adesão ao Simples Nacional pode ser prorrogado.
Originalmente, o prazo seria finalizado em 31 de janeiro, mas agora, a proposta é que o encerramento seja adiado para abril ou maio.
A decisão deve ser tomada até o fim desta semana, afirmou o ministro, e pode colaborar significativamente para a rotina de milhares de empreendedores pelo Brasil.
Benefícios da prorrogação
Passando pelo primeiro mês do ano com inúmeras obrigações e prazos a serem cumpridos, a prorrogação do prazo para adesão ao Simples Nacional daria mais tempo para os empreendedores brasileiros e escritórios contábeis.
Com isso, seria possível garantir o enquadramento dos empresários no regime especial com mais calma e efetividade.
“Essa prorrogação é possível fazer em uma resolução. É mais simples. Nesse período da prorrogação, a gente prepara o Desenrola. A gente acha que esse prazo, para efeito do Simples, poderia ser empurrado para a frente, para poder coincidir com o Dia das Mães, quer dizer, dar essa folga a todos os Simples do Brasil”, explicou França.
Prazo para adesão ao Simples Nacional
Além da possível prorrogação para adesão ao regime, outros ajustes estão sendo estudados para o Simples Nacional.
Entre eles, a exclusão de MEIs que não pedirem reenquadramento, que deverão esperar até 2025, e a nova fase da reforma tributária que deve mexer no Imposto de Renda e no próprio Simples Nacional.
O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado e simplificado que abrange micro e pequenas empresas e que unifica oito impostos em uma única guia de recolhimento.
Os empreendedores aguardam com grande expectativa a decisão oficial do governo, especialmente pela vibe da pressão de prazos existentes no começo do ano.
A prorrogação ofereceria fôlego adicional para os ajustes necessários aos negócios.
Fonte: portal Contábeis
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)