Positivo vence licitação para fornecer urnas das eleições de 2022
O Tribunal Superior Eleitoral anunciou hoje que a empresa Positivo Tecnologia venceu a licitação para fornecer as urnas eletrônicas das eleições de 2022. A empresa apresentou o melhor desempenho na etapa técnica da disputa, desbancando a Smartmatic, fornecedora da última versão das urnas...
O Tribunal Superior Eleitoral anunciou hoje que a empresa Positivo Tecnologia venceu a licitação para fornecer as urnas eletrônicas das eleições de 2022. A empresa apresentou o melhor desempenho na etapa técnica da disputa, desbancando a Smartmatic, fornecedora da última versão das urnas.
De acordo com o TSE, o orçamento para a compra dos equipamentos será de R$ 799,9 milhões, repassados à Positivo entre este ano e o fim de 2021.
A corte informou, entretanto, que o repasse vai depender do orçamento do ano que vem – ou seja, as urnas poderão sair mais baratas que o previsto. Para este ano, estão separados R$ 241 milhões para o contrato.
Ao todo, serão compradas 180 mil urnas para substituir parte das atuais 470 mil, que foram fabricadas entre 2006 e 2008 e já estão “com vida útil esgotada”, segundo o TSE.
O tribunal informou ainda que as novas urnas começarão a ser fabricadas ainda este ano, mas não vai dar tempo de serem programadas para operar nas eleições municipais.
A homologação da licitação aconteceu em cerimônia da qual participaram os ministros Luís Roberto Barroso, Luiz Edson Fachin e Alexandre de Moraes.
Barroso é o atual presidente do TSE. Mas Fachin assume o cargo em fevereiro de 2022 e fica até agosto daquele ano, quando será sucedido por Alexandre – que será o comandante do TSE durante as próximas eleições presidenciais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)