Por que a aliança entre União Brasil e MDB é a mais provável
Uma liderança política que acompanha as negociações entre União Brasil, MDB e PSDB para uma possível federação fez a seguinte leitura para explicar por que a aliança entre União Brasil e MDB é a mais provável...
Uma liderança política que acompanha as negociações entre União Brasil, MDB e PSDB para uma possível federação fez a seguinte leitura para explicar por que a aliança entre União Brasil e MDB é a mais provável:
“União Brasil e MDB teriam muito mais facilidade para compor com um eventual novo governo Lula. Já o PSDB deve, pelo menos institucionalmente, se colocar na oposição em caso de vitória do petista, o que, claro, está sendo levado em conta nas conversas sobre a federação. O partido que se atrelar ao PSDB ficará, em tese, amarrado a essa condição de oposição.”
Dirigentes dos três partidos se reuniram ontem, como noticiamos, mas não chegaram a conclusão alguma sobre federação. Nos estados, a pressão é grande para que eventual aliança não ocorra “de cima para baixo”.
Pela lei que instituiu as federações partidárias, dois ou mais partidos podem se unir em uma aliança semelhante à das coligações, mas que dura por toda uma legislatura — ou seja, quatro anos –, e não apenas para uma única eleição. O STF definiu 31 de maio como prazo limite para a composição das federações.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)