Polícia do CE encontra criança com sistema importado dos EUA
Uma criança sequestrada em Fortaleza foi encontrada após a polícia acionar o programa Amber Alert adotado pelo Brasil
Pela primeira vez no Brasil, o programa Amber Alert foi utilizado com sucesso para resgatar uma criança sequestrada. Conhecido nos Estados Unidos, esse sistema foi implementado no país em agosto do ano passado por meio de uma parceria entre o Ministério da Justiça e a empresa Meta.
De acordo com informações do Ministério da Justiça, um bebê (foto) de apenas dois meses foi sequestrado no centro de Fortaleza (CE) no último domingo, dia 25. A Polícia Civil local acionou imediatamente o protocolo Amber Alert junto ao Ministério da Justiça, através do Laboratório de Crimes Cibernéticos (Ciberlab).
Um alerta foi gerado e enviado para todos os usuários do Facebook e Instagram que estavam num raio de 160 km do local do desaparecimento. As imagens da criança desaparecida foram amplamente divulgadas através das redes sociais.
Segundo os investigadores, as imagens compartilhadas pelo Amber Alert foram cruciais para recuperar a criança. Vários usuários viram as fotos e denunciaram uma vizinha à polícia.
As autoridades chegaram ao local indicado e identificaram o sequestro. A mulher que estava com a criança raptada foi presa nesta terça-feira, dois dias após o crime, informa a CNN Brasil.
Como funciona o Amber Alert
O Amber Alert é um programa que entra em ação quando uma criança desaparece ou é sequestrada. Um comunicado especial é enviado às plataformas da Meta para publicar o alerta num raio de até 160 km do local do ocorrido.
Atualmente, o sistema está em funcionamento no Ceará, Distrito Federal e Minas Gerais, mas há planos de expansão para outros estados. Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo, Pernambuco, Paraná, Paraíba, Amapá, Goiás e Roraima serão os próximos a aderir ao programa.
O Amber Alert é um sistema de alertas urgentes estabelecido nos Estados Unidos e adotado pelo Brasil. Ele consiste no envio de alertas rápidos através das redes sociais da Meta para auxiliar na busca de crianças ou adolescentes com menos de 18 anos que estão desaparecidos ou sequestrados e correm risco grave e iminente de morte ou lesão corporal grave. Esses casos são investigados pelas instituições de segurança pública.
O alerta inclui informações sobre a descrição da criança/adolescente desaparecido, além de detalhes sobre qualquer pessoa suspeita de envolvimento no crime.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)