Bolsonarismo ganha força na nova Câmara; PL terá a maior bancada
A nova correlação de forças na Câmara reafirma o vigor do bolsonarismo em todo o país. O PL, partido do presidente da República, Jair Bolsonaro, conseguiu formar a maior bancada da Câmara. Serão 99 deputados, 23 congressistas a mais que atualmente...
A nova correlação de forças na Câmara reafirma o vigor do bolsonarismo em todo o país. O PL, partido do presidente da República, Jair Bolsonaro, conseguiu formar a maior bancada da Câmara. Serão 99 deputados, 23 congressistas a mais que atualmente.
Entre os deputados eleitos, estão bolsonaristas convictos como Nikolas Ferreira (que teve 1,5 milhão de votos em Minas Gerias), Carla Zambelli, o ex-ministro Ricardo Sales, o ex-secretário da Cultura Mário Frias e, obviamente, o filho do presidente da República Eduardo Bolsonaro.
O PT também cresceu. Sairá de 56 deputados para 68 no início de 2023. União Brasil, sigla originada a partir da fusão entre DEM e PSL, elegeu 59 congressistas, e o PP, do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), terá 47 parlamentares.
Caso avance a fusão do PP no União Brasil, a nova legenda terá 106 deputados e se tornará a maior.
PSD, MDB e Republicanos conseguiram manter as suas respectivas bancadas e elegeram, respectivamente, 42, 42 e 41 deputados cada.
Os maiores derrotados foram o PDT e o PSB. O partido socialista vai perder dez parlamentares. A sigla tem atualmente 24 deputados; elegeu 14.
Desde o início deste ano, os socialistas vêm minguando no Congresso. Em 2018, o PSB elegeu 32 deputados e já havia perdido oito durante a janela partidária de março deste ano —inclusive para o PL de Bolsonaro, como foi o caso de Rosana Valle (SP).
O PDT também encolheu. Em 2018, elegeu 28 deputados. Nove deixaram a sigla em março e, ontem, 17 deputados foram eleitos pelo partido.
O PSOL, em virtude da votação expressiva de Guilherme Boulos em São Paulo, terá 12 parlamentares – três a mais que a bancada atual.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)