PL entra com Adin contra imposto sobre exportação de óleo cru
O PL acionou o STF com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) para suspender o imposto sobre exportação de petróleo cru, estabelecido na medida provisória da reoneração parcial dos combustíveis...
O PL acionou o STF com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) para suspender o imposto sobre exportação de petróleo cru, estabelecido na medida provisória da reoneração parcial dos combustíveis.
A MP de 28 de fevereiro estabeleceu alíquota de 9,2% por ao menos os próximos quatro meses para compensar o fato de o reestabelecimento da cobrança do PIS/Cofins não ser integral.
“O Poder Executivo, visando compensar a redução das receitas referidas, impôs a criação de uma nova FONTE DE RECEITA para custeá-las”, afirmou o PL na Adin.
“Ocorre que a criação do Imposto sobre a Exportação – IE sobre o petróleo através da MP 1.163/2023 ostenta FINALIDADE EXCLUSIVAMENTE ARRECADATÓRIA, desvirtuando a finalidade constitucional do imposto extrafiscal e em manobra para esquivar, de forma vedada pela CRFB/88, a incidência do princípio constitucional da anterioridade tributária”, acrescentou.
Leia também:
Imposto sobre óleo cru: “Grande preocupação”, diz representante do setor
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)