Pix e e-commerce: mercado brasileiro online movimentou R$ 32,2 bi em 2023
Modalidade foi o único método de pagamento que aumentou sua relevância ao longo do ano passado, passando de 22,3% para...
O Pix registrou um crescimento recorde em 2023, solidificando sua posição como um dos principais meios de pagamento no e-commerce brasileiro. Com informações do portal IstoÉ Dinheiro.
De acordo com um estudo da Neotrust, empresa de inteligência de dados, o Pix representou 26,2% dos pedidos totais, movimentando um valor recorde de R$ 32,2 bilhões.
A pesquisa foi realizada com base em dados reais capturados em mais de 2,5 mil lojas virtuais parceiras da consultoria. Apesar do boom do Pix, o cartão de crédito continuou a liderar as transações no e-commerce, representando 55,9% dos pedidos totais.
Pix foi o único meio de pagamento que ganhou relevância em 2023
A pesquisa mostrou que o Pix foi o único método de pagamento que aumentou sua relevância ao longo do ano, com um crescimento de 11,4 pontos percentuais, passando de 22,3% em janeiro para 33,8% em dezembro.
“É notável que o Pix foi o único meio de pagamento que ganhou relevância em 2023, aumentando em 11,4 pontos percentuais, passando de 22,3% em janeiro para 33,8% em dezembro”, afirmou o especialista de dados da Neotrust, Jean-François Laloux.
Pix movimentou R$ 32,2 bilhões no e-commerce em 2023
No início de 2023, o Pix registrou R$ 2,1 bilhões em transações no e-commerce e no final do ano esse número saltou para R$3,1 bilhões, um aumento de 45,8% ao longo do ano. No total, o Pix movimentou R$ 32,2 bilhões em pagamentos no e-commerce brasileiro em 2023.
Crescimento do Pix acima de 10 pontos percentuais em todos os estados brasileiros
Em relação ao crescimento do Pix nas diferentes regiões do Brasil, o estudo mostrou que todos os estados tiveram um aumento de pagamento por Pix acima de 10 pontos percentuais entre janeiro e dezembro de 2023.
Apesar das diferenças econômicas entre os estados, a utilização do Pix foi homogênea, com todas as regiões registrando crescimento.
A região Norte, por exemplo, passou de 21,1% para 36,1%, tornando-se a líder em uso do Pix, superando a média nacional em 2,3 pontos percentuais.
Pix é prevalente em pedidos no e-commerce em valores abaixo de R$ 100,00
O estudo também analisou a preferência de pagamento por faixa de valor de pedido. Ficou demonstrado que, quanto maior o valor do pedido, mais o consumidor tende a utilizar o cartão de crédito.
No entanto, o Pix ainda é bastante utilizado, sendo o meio preferido para 30,7% dos pedidos com valor abaixo de R$ 100 e 20,8% dos pedidos com valor acima de R$ 2 mil.
“Isso pode ser explicado pelos descontos que os varejistas oferecem para os pagamentos por Pix. Seguindo o estudo de Pagamentos Gmattos, 47% dos grandes varejistas oferecem algum desconto para o uso do instrumento instantâneo de pagamento”, concluiu Laloux.
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