PGR recua e pede arquivamento de denúncia contra Lira por corrupção
A Procuradoria-Geral da República pediu ao STF nesta terça-feira (4) que rejeite uma denúncia dela própria contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP; foto)...
A Procuradoria-Geral da República pediu ao STF nesta terça-feira (4) que rejeite uma denúncia dela própria contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP; foto).
A PGR denunciou o deputado por corrupção passiva em 2012, após a apreensão do assessor parlamentar Jaymerson José Gomes de Amorim com R$ 106 mil em espécie escondido na roupa no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Amorim embarcava para Brasília com passagens pagas por Lira. Ele ainda atribuiu o dinheiro ao deputado.
Com base em delação premiada do doleiro Alberto Yousseff, a PGR acusou Lira de orientar Amorim a transportar o dinheiro para comprar apoio político para manter Francisco Carlos Colombo na presidência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
No parecer desta terça, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, disse que a denúncia é embasada apenas na delação premiada de Yousseff, sem provas para reforçá-la.
“O colaborador Alberto Youssef não apresentou elementos de prova autônomos, além dos seus próprios relatos, de que Arthur Lira mantinha Francisco Colombo no cargo por meio de sua influência política, posição em que teria exigido as supostas propinas”, disse a vice-procuradora-geral.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)