PGR é contra pedido para desbloquear bens do espólio de Marisa Letícia
A Procuradoria-Geral da República defendeu que o Superior Tribunal de Justiça rejeite um recurso que tenta desbloquear bens do espólio de Marisa Letícia, falecida em 2017, que foram alvos da Lava Jato...
A Procuradoria-Geral da República defendeu que o Superior Tribunal de Justiça rejeite um recurso que tenta desbloquear bens do espólio de Marisa Letícia, falecida em 2017, que foram alvos da Lava Jato.
Segundo o parecer do subprocurador-geral da República Nívio de Freitas, os herdeiros da ex-primeira-dama não comprovaram que dependem dos valores bloqueados, não sendo possível presumir que não tenham rendimentos próprios para satisfazer suas despesas básicas.
“Em outras palavras, o espólio não provou, de forma incontestável, a miserabilidade familiar a justificar a concessão da medida de de urgência”, escreveu o procurador.
O MPF afirma que é preciso ainda verificar “a licitude dos valores” e que há recursos pendentes para serem julgados sobre a questão em instâncias inferiores. “É necessário aferir a origem do patrimônio, tendo em vista que, em princípio, a meação não resguarda patrimônio obtido com o produto de crime. Assim, é inviável a concessão de tutela antecipada recursal antes mesmo de solucionada a controvérsia nos embargos de terceiro, os quais estão ainda pendentes de julgamento”.
Os bens financeiros da ex-primeira-dama, entre valores em contas bancárias, planos de previdência e títulos imobiliários, foram bloqueados no processo do triplex do Guarujá para garantir eventual indenização.
A defesa do espólio alegou que o bloqueio “acarretará sérios e irreversíveis prejuízos à dignidade e à própria subsistência dos herdeiros e sucessores do recorrente [espólio], estando eles impedidos de fazer frente às despesas básicas, como o custeio de escolas, planos de saúde e alimentação”.
O MPF avalia que a questão deve ser enfrentada ainda na Justiça Federal do Paraná ou perante a 1ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de São Bernardo do Campo, onde tramita o inventário de Marisa Letícia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)