PF e Receita investigam importação ilegal de cabelo humano
A Polícia Federal e a Receita deflagraram hoje a Operação Baalon, que investiga a importação ilegal de cabelo humano para revenda no Brasil...
A Polícia Federal e a Receita deflagraram hoje a Operação Baalon, que investiga a importação ilegal de cabelo humano para revenda no Brasil. A 14ª Vara Federal de Curitiba expediu sete mandados de busca e apreensão em Foz do Iguaçu (PR), Curitiba, São Paulo e Araçatuba (SP).
Segundo os investigadores, há indícios do cometimento dos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e operação irregular de instituição financeira. O grupo investigado é integrado por brasileiros e indianos, de acordo com a PF.
O inquérito aponta que os cabelos eram comprados com preço subfaturado da Índia e trazidos ao Brasil por meio da fronteira com o Paraguai. Os clientes brasileiros compravam os cabelos por meio de contas de laranjas, segundo as investigações.
A conversão em moeda estrangeira ocorria com a remessa física de reais em espécie para o Paraguai ou por meio de contato com algum operador financeiro, que disponibilizava o contravalor via sistema internacional de compensação paralelo, sem registro nos órgãos oficiais, conhecido por dólar-cabo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)