PF cumpre mandado de busca e apreensão na usina nuclear de Angra 1
A Polícia Federal cumpriu hoje um mandado de busca e apreensão na Usina Nucelar de Angra 1, em Angra dos Reis...
A Polícia Federal cumpriu hoje um mandado de busca e apreensão na Usina Nucelar de Angra 1, em Angra dos Reis. De acordo com a corporação, a iniciativa está relacionada aos dois inquéritos abertos para apurar o vazamento de água contaminada com resíduos nucleares ocorrido em 16 de setembro de 2022.
À época, a Comissão Nacional de Energia Nuclear o Ibama só foram notificados sobre o vazamento de material radioativo no mar da baía de Itaorna pela Eletronuclear 21 dias depois do ocorrido.
Na ocasião, a empresa alegou que o material representava “um pequeno volume de água contendo substâncias de baixo teor de radioatividade“, acrescentando que a quantidade estava “abaixo dos limites da legislação que caracterizam a ocorrência de um acidente” e que, em razão disso, “tratou o evento como incidente operacional e informou o assunto nos relatórios regulares previstos”.
Em nota divulgada após a ação da PF de hoje, a Eletronuclear afirmou que tem fornecido dados sobre o episódio aos investigadores e que garantiu a resolução das causas do vazamento.
“A empresa reitera que o incidente foi encerrado e não existem áreas impróprias nem risco de agravamento da situação. Além disso, o evento não ocasionou nenhum tipo de prejuízo às pessoas ou ao meio ambiente, conclusão referendada pelos próprios órgãos licenciadores (Ibama e Cnen)”, diz o comunicado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)