PF abre inquérito para investigar invasão de hacker em sistema de passaporte
O serviço de agendamento para emissão do documento pela internet está suspenso temporariamente
A Polícia Federal informou abriu um inquérito para investigar uma invasão hacker no sistema de passaporte da corporação. O caso ocorreu na madrugada desta quarta-feira, 17, e foram feitas diversas tentativas de acesso às informações contidas na rede.
Com isso, os servidores precisaram trocar as senhas e o serviço de agendamento para emissão pela internet está suspenso temporariamente. De acordo com a PF, os agendamentos previamente realizados serão atendidos normalmente na data e horário marcados.
“Para os usuários que não tiverem viagem programada para os próximos 30 dias, a Polícia Federal recomenda aguardar a normalização do serviço”, informou a corporação em nota.
A PF pediu ainda que àqueles que comprovadamente tiverem necessidade de emissão do documento de viagem nos próximos dias que enviarem a documentação comprobatória da urgência a uma unidade emissora de passaporte, cujo endereço está no site. “A Polícia Federal segue trabalhando para o célere reestabelecimento do serviço”, disse.
Contingenciamento ameaça o serviço da PF
Paralelamente, a PF enfrenta um cenário de incertezas e possíveis paralisações devido a cortes orçamentários recentemente anunciados. Em um relatório encaminhado ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a direção da PF alerta sobre os riscos à continuidade de suas operações, investigações, além de serviços essenciais à população como a emissão de passaporte.
A crise financeira instaurada após o anúncio de um contingenciamento de aproximadamente R$ 133 milhões pelo Ministério do Planejamento põe em xeque a execução de atividades fundamentais. Além da necessidade de liberação dos recursos já citados, a PF solicita uma suplementação orçamentária de R$ 527 milhões até o final do ano para manter suas operações.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)