Perícia vai apontar culpado das mortes de jovens em BMW
Investigação de acidente fatal em Balneário Camboriú foca na customização do escapamento da BMW
Na última segunda-feira, dia 1º, quatro jovens conheceram a morte em um trágico acidente dentro de um carro BMW em Balneário Camboriú (SC). A Polícia Científica acredita que a análise pericial será fundamental para determinar se o mecânico que customizou o escapamento do veículo poderá ser responsabilizado criminalmente.
A suspeita preliminar é que as vítimas tenham sido intoxicadas por monóxido de carbono, que supostamente vazou do motor para o interior do veículo.
Elas passaram mais de três horas dentro do automóvel fechado, com o ar-condicionado em funcionamento.
O papel da customização na morte dos jovens na BMW
Peritos detectaram uma irregularidade entre o motor e o sistema de escape de gases do veículo. No entanto, ainda não está claro se a customização, realizada para aumentar o ronco do motor, foi a causa das mortes.
Especialistas sugerem que essa modificação normalmente não é realizada na área onde a falha foi detecta — a desconexão foi próxima ao painel do veículo.
A oficina responsável pela alteração já foi identificada pelos investigadores.
Quem pode ser responsabilizado?
Maurício Januzzi, advogado especializado em crimes de trânsito, alega que, em acidentes resultantes de modificações não autorizadas no veículo, geralmente o proprietário do automóvel é responsabilizado criminalmente.
Porém, neste caso, o mecânico poderá ser responsabilizado, se a perícia comprovar uma relação entre a customização e as mortes.
Segundo Fernando Castro Pinto, engenheiro mecânico da Coppe/UFRJ, geralmente as mudanças são feitas no assoalho ou no final do escapamento.
No entanto, a desconexão pode ter acontecido se todo o sistema de escape tiver sido desmontado.
As vítimas foram identificadas como:
- Gustavo Pereira Silveira Elias, 24;
- Tiago de Lima Ribeiro, 21;
- Nicolas Oliveira Kovaleski, 16;
- Karla Aparecida dos Santos, 19.
Todos muito jovens, realmente uma pena.
Regras para customização de veículos
Como é ou pelo menos deveria ser de conhecimento de todos os motoristas, a grande maioria das modificações em veículos deve ser aprovada pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran).
Isso inclui alterações nas seguintes características do carro:
- Potência do motor
- Cor da pintura
- Rebaixamento de suspensão
- Blindagem ou uso de GNV (Gás Natural Veicular).
As regras sobre a customização do escapamento preveem a observância das regulações referentes à emissão de poluentes e ruídos.
Aqueles que desrespeitarem esses parâmetros incorrem em infração grave, sujeita à multa de R$ 195,23 e risco de ter o veículo confiscado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)