Perfis como Choquei serão desafiados nas eleições
A reportagem de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Duda Teixeira e Wilson Lima, destaca a preocupação com o uso coordenado...
A reportagem de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Duda Teixeira e Wilson Lima, destaca a preocupação com o uso coordenado de perfis de entretenimento e fofoca nas eleições municipais deste ano.
Raphael Sousa, o dono da Choquei, é um conhecido divulgador de informações favoráveis ao governo Lula e à primeira-dama Janja.
Apesar de ser uma página de fofocas, que tem como um de seus principais assuntos o BBB, a página publicou mais de dez notas de política por dia na época das eleições do ano passado. Muitas eram feitas com informações transmitidas por Janja em primeira mão.
“A preocupação com o uso coordenado de perfis em questões políticas tende a crescer com a proximidade das eleições municipais este ano. A mistura de influenciadores e política em um país como o Brasil tem tudo para ser explosiva. ‘O Brasil é o país em que as pessoas mais consomem baseados em influenciadores, e onde os influenciadores ganham mais dinheiro’, diz Davis Alves, doutor em tecnologia e especialista em privacidade de dados. ‘Somos um país muito influenciável, onde um veículo que cancelou uma pessoa hoje pode muito bem cancelar um político amanhã.’”
No universo publicitário, influenciadores digitais estão sujeitos a normas específicas quando divulgam conteúdos patrocinados. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) orienta, por meio de um manual, que esses posts sejam claramente identificados como anúncios, detalhando a relação com as marcas patrocinadoras em nome da transparência. É recomendável que, após recomendações de produtos, sejam inseridas hashtags como #publicidade, #anúncio, #patrocinado ou #conteúdopago.”
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