Partidos fecham acordo para votar PEC do Distritão até quinta-feira
Líderes da Câmara fecharam acordo para apreciar a PEC do distritão, em plenário, até a próxima quinta-feira. A definição ocorreu há pouco, após acordo de líderes em almoço oferecido por Arthur Lira (PP-AL), na residência oficial...
Líderes da Câmara fecharam acordo para apreciar a PEC do distritão, em plenário, até a próxima quinta-feira. A definição ocorreu há pouco, após acordo de líderes em almoço oferecido por Arthur Lira (PP-AL), na residência oficial.
O parecer da deputada Renata Abreu (Podemos-SP), relatora da PEC, será analisado hoje pela comissão especial sobre o tema. A tendência é que ele seja aprovado, mas por uma margem mínima de votos. Dos 33 integrantes do colegiado com direito à voto, no máximo 20 deputados devem ser a favor do texto da presidente do Podemos.
Durante reunião realizada hoje na residência oficial da Câmara dos Deputados, líderes fizeram um acordo para não obstruir a votação, marcada para começar às 18h. Apenas o Psol foi contra.
Após passar pela comissão, o texto seguirá para o plenário da Câmara. O acordo feito hoje pelos líderes partidários é que eventuais mudanças no texto, que institui o “distritão” como sistema para a eleição de deputados federais e estaduais nas eleições de 2022, sejam feitas apenas por meio de emendas de plenário.
Além do “distritão”, a deputada Renata Abreu também deve incluir no projeto o retorno das coligações.
O “distritão” acaba com o sistema proporcional nas eleições para deputado federal e deputado estadual. Assim, apenas os mais votados conseguirão ser eleitos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)