Palmares só fará homenagens póstumas em lista de personalidades negras
A partir de agora, a Fundação Palmares só fará homenagens póstumas em sua lista de personalidades negras...
A partir de agora, a Fundação Palmares só fará homenagens póstumas em sua lista de personalidades negras. A nova regra está em portaria publicada nesta quarta (11) no Diário Oficial.
Pelo texto, “[a] indicação, inclusão e exclusão das personalidades deverão ser precedidas de procedimento administrativo, contendo o nome, a biografia e a motivação do ato”.
Também está escrito que “em caso de impugnação do nome contido na lista de personalidades notáveis negras, caberá à Comissão Técnica, (sic) a análise do pedido, podendo acatar ou indeferir, no prazo de 30 dias, prorrogável uma vez por igual período”.
A nova portaria entra em vigor em 1º de dezembro.
Atualmente, a lista tem várias personalidades vivas, como Gilberto Gil, Martinho da Vila, Milton Nascimento, o senador Paulo Paim (PT-RS) e Sandra de Sá.
Em outubro, o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, decidiu excluir vários nomes da lista de personalidades negras, como Marina Silva, Benedita da Silva, Preta Gil e Jean Wyllys. Ele chamou algumas dessas personalidades de “pretos por conveniência”.
Também em outubro, o professor José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, disse a O Antagonista que Sérgio Camargo promove um “cancelamento político”. Assista:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)