Os segredos de Janja
A CGU encaminhou à Casa Civil um projeto de lei para alterar a Lei de Acesso à Informação, mas o sigilo sobre as ações da primeira-dama deve ser mantido

Embora planeje apresentar um projeto de lei para alterar a Lei de Acesso à Informação e modificar a regra sobre o sigilo de 100 anos, o governo Lula (PT) não planeja fazer concessões sobre as informações referentes à primeira-dama Janja (foto).
Segundo o Poder 360, o texto encaminhado pela Controladoria-Geral da União à Casa Civil não torna público informações sobre os gastos e compromissos da esposa de Lula.
A proposta de alteração da LAI promete dar mais transparência às ações do governo.
Porém, ao que tudo indica, ela não irá englobar a primeira-dama.
Leia também: Rosângela Moro tenta acabar com o sigilo do Planalto sobre Janja
O gabinete de Janja
Ainda que não ocupe um cargo no governo, nem tenha recebido um único voto, Janja ocupa um gabinete no terceiro andar do Palácio do Planalto, a poucos metros do de Lula.
Ela também mantém uma equipe de pelo menos 12 pessoas.
Leia mais: Ninguém quer julgar ação de despejo do gabinete de Janja?
Sigilo
Enquanto a primeira-dama faz de tudo para estar nos holofotes, o Palácio do Planalto se esforça para esconder informações da agenda da esposa de Lula.
O Globo informou na segunda-feira, 27, ter solicitado mais uma vez à Presidência da República a agenda de compromissos de Janja, “com a descrição dos eventos e o inteiro teor digitalizado de atas das reuniões que contaram com a sua participação”.
O pedido, contudo, foi negado pela Casa Civil, forçando o jornal a entrar com recurso.
A mesma dificuldade de acesso sobre a agenda da primeira-dama tem sido enfrentada pela ONG Fiquem Sabendo, especializada no acesso a informações públicas.
Em março e abril de 2024, a organização pediu ao governo a agenda detalhada de compromissos e reuniões da esposa de Lula, mas a solicitação, assim como a de O Globo, também foi negada.
Leia mais: Lula mantém sigilos da mesma forma que Bolsonaro
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Rodrigo Schroeder Canova
30.01.2025 18:48Isso não é normal em uma democracia.
eduardo henrique da silva mattos
30.01.2025 11:43sem comentários
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
30.01.2025 09:19Janja Bond o agente super secreto do governo Lula.