Os indicados de Lula para o STJ
Lula decidiu indicar os desembargadores Afrânio Vilela, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e Teodoro Santos, do Tribunal de Justiça do Ceará, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ)...
Lula decidiu indicar os desembargadores Afrânio Vilela, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e Teodoro Santos, do Tribunal de Justiça do Ceará, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ, foto).
Os outros candidatos eram Carlos Von Adamek, de São Paulo, apadrinhado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, e Elton Leme, do Rio de Janeiro.
Na semana passada, o presidente petista já tinha indicado a advogada Daniela Teixeira para uma das vagas do STJ que tem ao todo 33 ministros.
Teodoro era candidato do ministro da Educação, Camilo Santana. Ele era o único candidato nordestino. Afrânio tinha o apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O candidato mineiro também era apoiado pelo ministro Alexandre de Moraes.
A definição de Lula veio após a elaboração de uma lista quádrupla, votada pelos ministros do STJ, dos Tribunais de Justiça dos estados e do Distrito Federal para preencher as duas vagas.
A disputa aconteceu no mês passado. Adamek contava com o apoio de Dias Toffoli para concorrer ao cargo; Elton Leme faz parte do círculo de apoio de Fux, que também une outros ministros oriundos do Rio de Janeiro.
Ainda na primeira rodada, ficou de fora da disputa o desembargador Airton Vieira, que era apoiado por Moraes — ele teve apenas seis votos. No segundo round, caiu Maurício Kertzman, juiz baiano cuja candidatura era apoiada pelo ex-governador petista Jaques Wagner. Além dele, Honório Filho (PE) e Erivan Lopes (PI) caíram nesta altura da disputa. A última vaga, preenchida por Teodoro Santos, tem a digital de Raul Araújo, o ministro cearense do STJ.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)