Os estados que Lula não visitou em 2023
O presidente Lula (PT) deve terminar o ano de 2024 sem visitar oito dos 26 estados brasileiros além do Distrito Federal. De acordo com levantamento da Folha de S. Paulo, o petista não pisou em...
O presidente Lula (PT) deve terminar o ano de 2024 sem visitar oito dos 26 estados brasileiros — o Distrito Federal é a 27ª unidade da federação. De acordo com levantamento da Folha de S.Paulo, o petista não pisou em Minas Gerais, Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins.
Em contrapartida, Lula realizou 15 viagens ao exterior e esteve em 24 países. Isso fez com que ele estivesse distante inclusive em momentos de crise como a ocasionada pelas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no segundo semestre deste ano.
Dos locais não visitados no Brasil por Lula, Minas Gerais é um dos chama mais atenção, pelo tamanho. O estado é o maior colégio eleitoral do Brasil e tem como governador Romeu Zema (Novo), que já declarou intenção de concorrer à Presidência da República em 2026.
Atualmente, Zema negocia o pagamento da dívida de Minas com a União.
Nas eleições do ano passado, a disputa entre Lula e Bolsonaro em Minas foi a mais acirrada do país.
Já entre os estados visitados, o do Rio de Janeiro foi um dos mais recorrentes, juntamente com São Paulo e Bahia. Lula esteve em cada um desses estados cinco vezes.
No caso da Bahia, destaca-se o peso do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que foi governador de lá. Foi na cidade baiana de Santo Amaro, por exemplo, que o presidente fez o relançamento do Minha Casa, Minha Vida, uma das principais vitrines da gestão.
Já o Rio de Janeiro foi palco para o lançamento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A capital fluminense é administrada por Eduardo Paes (PSD).
Na reunião ministerial realizada na semana passada o presidente afirmou que pretende usar o 2024 para viajar pelo Brasil. A ideia dele e da equipe é que o ano, que é um ano eleitoral, seja marcado pela entrega de obras e ações.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)