Oposição quer convocar Mauro Vieira no Senado após fala de Lula sobre Israel
O movimento ocorre depois que o presidente Lula (PT) fez uma comparação entre a ofensiva militar de Israel em Gaza e o Holocausto
O líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), prepara um requerimento com apoio da oposição para convocar o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira. O movimento ocorre depois que o presidente Lula (PT) fez uma comparação entre a ofensiva militar de Israel em Gaza e o Holocausto.
O pedido de convocação do chanceler de Lula será protocolado na Comissão de Relações Exteriores do Senado, comandada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL). O requerimento será protocolado ainda nesta segunda-feira, 19.
Além da convocação de Vieira, ao menos 87 deputados da oposição já assinaram um pedido de impeachment do presidente Lula com base nas declarações sobre Israel. “Sua fala contra Israel associando-o ao holocausto não é apenas uma gafe — como a imprensa tem dito —, mas sim uma afronta às vítimas desse terrível crime contra os judeus“, justificou o deputado Kim Kataguiri (União-SP).
No domingo, 18, o presidente Lula voltou a atacar Israel e comparou as operações militares na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler.
“Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula durante entrevista a jornalistas no hotel em que está hospedado em Adis Abeba, capital da Etiópia.
Na quinta-feira, 15, durante encontro com o ditador egípcio Abdel Fattah al-Sisi, no Cairo, Lula havia afirmado que Israel tem “a primazia” de não cumprir as decisões proferidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“Israel tem a primazia de descumprir, ou melhor, de não cumprir nenhuma decisão emanada da direção das Nações Unidas.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)