Oposição busca Pacheco para tratar sobre operações da PF no Congresso
O encontro tem como pano de fundo as operações da Polícia Federal contra parlamentares do PL
O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), e demais membros do bloco se reuniram na manhã desta quarta-feira, 31, com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O encontro tem como pano de fundo as operações da Polícia Federal contra parlamentares nas últimas semanas.
Na reunião, os senadores vão defender uma agenda institucional na volta do recesso parlamentar para coibir as ações da PF dentro do Congresso. Entre as medidas, a análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o mandato de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a PEC do fim da reeleição para chefes do Poder Executivo.
Marinho pediu o encontro com Pacheco após os deputados bolsonaristas Carlos Jordy (PL-RJ) e Alexandre Ramagem (PL-RJ) serem alvos de ações policiais autorizadas pelo STF. A oposição acusa a Corte e o ministro Alexandre de Moraes de “perseguição política”.
A avaliação é que o silêncio dos presidentes das Casas pode aumentar a tensão no início do ano legislativo. Na semana passada, Pacheco entrou em embate com o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto.
O chefe do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que o senador era “frouxo” e “omisso” por permitir as ações da Polícia Federal no Congresso, e por não dar andamento ao pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
Pacheco criticou o cacique do PL afirmando que a defesa do pedido de impedimento do ministro da Corte ocorre publicamente, mas, nos bastidores, Valdemar “passa pano” ao comentar o tema.
“Difícil manter algum tipo de diálogo com quem faz da política um exercício único para ampliar e obter ganhos com o fundo eleitoral e não é capaz de organizar minimamente a oposição para aprovar sequer a limitação de decisões monocráticas do STF”, disse Pacheco em resposta a Valdemar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)